Dicas de fotografia

COMO USAR AS LINHAS VERTICAIS NA COMPOSIÇÃO DE UMA FOTOGRAFIA
As linhas verticais na composição de uma fotografia são excelentes para dar caráter e criar uma afirmação. 
Acima de tudo, as linhas verticais criam força, basta imaginar uma fotografia de arranha-céus ou um 
horizonte de troncos de árvores.

Como dar ênfase às linhas verticais
Se pretende dar ênfase às linhas horizontais, como a famosa linha do horizonte, é necessário usar a fotografia horizontal, pegando na câmara fotográfica na horizontal. Então o que fazer com as linhas verticais? É simples: fotografar na vertical, pegando na câmara na vertical, criando um enquadramento também vertical. Este formato cria drama, pois dá ênfase à altura, aproveitando a direitura das linhas verticais.


Como obter o drama das linhas verticais numa fotografia horizontal 
Nem tudo tem de ser feito pelas regras, e também é possível enquadrar um objeto vertical na horizontal, 
dando uma sensação de que a imagem 
não consegue contê-lo, especialmente se as linhas verticais forem bastante fortes. 
Nesta situação é muito importante manter as linhas verticais alinhadas ao máximo com os lados da imagem. 
Nem sempre isto é possível de fazer, caso esteja a fotografar o objeto de baixo para cima, e este comece a estreitar para cima, 
como no caso dos arranha-céus. Porém, para colmatar este problema deve tentar manter o centro o mais reto possível

Use a regra dos terços
Para que a fotografia tenha uma boa composição, não se esqueça de usar a regra dos terços dividindo a imagem a meio de forma eficaz.
Poderá usar este truque para obter um impacto maior, pois conseguirá fragmentar a imagem de forma eficaz.

Crie impacto 
Para obter uma imagem com mais impacto, verifique se as linhas verticais formam algum tipo de padrão.
Se conseguir que este padrão vertical contraste com outro tipo de imagens com geometrias distintas, e com direções diferentes, obterá certamente uma boa fotografia.



NIKON D800 CÂMERA COM 36 MP
A câmera deve contar com um sensor de incríveis 36 MP e um ISSO de 25600
Resolução máxima: 36 megapixels
Autofoco com reconhecimento facial
Memória: cartões SD ou CF
Sensibilidade: ISO 25600
Visor: 3,2 polegadas
Gravação de vídeo: 1080p (30 fps) e 720p (60 fps)
Saída de vídeo HDMI



NOVA SONY
Câmera de 3ª geração, Sony NEX_C3 é opção para não profissionais
 Como dá para perceber de cara, a lente da Sony NEX-C3 é notavelmente maior que o corpo da câmera
 A parte superior da NEX-C3 tem o básico: botão de liga/desliga, disparador, reproduzir fotos e gravar filme
 A lente padrão da NEX-C3 é uma 18-55 mm f/3.5-5.6 com encaixe E-mount (proprietário da Sony, por sinal) ¿ e, com o uso de um adptador opcional, pode aceitar lentes A-mount (usada nas câmeras da série Alpha, como a A55V)
 A câmera tem ainda uma saída USB e HDMI (não mostrados) na lateral. A bateria, sob testes, durou cerca de 400 cliques, dentro da média estimada pela fabricante
 E a tela é móvel, bom para ver o que se está fotografando com um braço esticado no alto, por exemplo
Um ponto pra Sony foi inserir inúmeros tutoriais na câmera (basta tocar o botão inferior prateado) sobre seu uso.
Tudo, de novo, em português



A FOTOGRAFIA SE TORNA INTELIGENTE
O pessoal do ADR Studio já nos trouxe alguns conceitos muito interessantes de possíveis produtos da Apple, e agora estão de volta com um mockup de uma câmera fotográfica da Maçã: a “iCam”, é claro.

 O lema do projeto é: “A fotografia se torna inteligente.”


 Como vocês poderão ver nas imagens a seguir, a câmera teria um dock com conector de 30 pinos em sua traseira, onde o usuário acoplaria o seu iPhone. A tela multi-touch dele se tornaria, então, a central de controle do aparelho.

Na concepção deles, a iCam teria um corpo todo em alumínio, lentes Apple intercambiáveis com sistema iMount, uma touchscreen frontal para auto-retratos e um micro-app, flash LED, pico-projetor frontal, slot SD UHS-i, integração com a Siri, sensor de movimento, ISO 100 a 3200 (extensível para 6400), filmagem em Full HD 1080p com 60fps, sensor de 10,1 megapixels e conectividade Bluetooth.




COMO ESCOLHER SUA MÁQUINA
No mercado de hoje existe inúmeros tipos de câmeras fotográficas, o que pode tornar difícil a escolha do fotógrafo, por isso, antes de sair para comprar uma câmera fotográfica procure definir qual será a sua principal utilização. Se o seu objectivo é fotografar pequenas brincadeiras, viagens familiares ou outras situações simples, não será necessário investir numa câmara muito sofisticada e cara.
Porém, se os seus objectivos vão para além disso, considere a compra de uma câmera fotográfica Reflex (DSLR).
Câmeras compactas para iniciantes
Antigamente a forma de classificar uma câmera fotográfica era através da sua resolução ou contagem de megapixéis, mas actualmente a contagem de megapixéis já não determina a qualidade da câmera fotográfica. As câmeras compactas para iniciantes são pequenas, fáceis de utilizar e têm um menor custo, podem no entanto oferecer grandes resultados. Possuem um zoom normalmente de três vezes superior ao ângulo de abertura e têm um flash pequeno incorporado.


Câmeras compactas modernas
A câmara fotográfica moderna é elegante, pequena e com acabamentos excelentes que imitam o metal. A capacidade destas câmeras é comparável às compactas para iniciantes mas são mais caras devido ao sei design. Quando for comprar tome atenção ao seu tamanho porque pode ser pequena demais para as suas mãos. Existem modelos à prova de água nesta categoria.

Câmeras compactas para entusiastas
Para quem gosta de fotografia mas tem um orçamento limitado este tipo de câmera fotográfica é uma boa opção. As câmeras desta gama oferecem ângulos de cobertura mais alargados, zooms com uma distância focal maior, capacidade de registar imagens em bruto sincronização com flashes ou acessórios de estúdio, são mais resistentes e tem muitos acessórios.
Câmeras “prosumer”
A câmera fotográfica prosumer apresenta resultados profissionais mas a sua resistência, durabilidade e acessórios não o são. Podem fazer trabalhos profissionais desde que não sejam muito exigentes mas são compactas e leves, aceitam uma vasta gama de acessórios e têm uma óptima relação qualidade/preço.

Câmeras “bridge”
O motivo é visto no ecrã LCD e a objectiva é fixa o que faz com que não entre pó no sensor. Estas câmeras por vezes possuem objectivas zoom com grandes alcances.
Câmeras Reflex ou SLR (Single Lens Reflex)
Reflex ou SLR câmeras que a objectiva é intercambiável, ou seja, é possível ter objectivas específicas para cada situação e o enquadramento da imagem é feito através das próprias objectivas. Existe um espelho que reflecte a imagem captada pelas objectivas até o visor o que confere ao equipamento uma maior precisão, pois o que está enquadrado será o que realmente sairá no fotografia.
Elas podem ser mecânicas ou electrónicas e possuir ou não flashes embutidos.
De uma forma em geral possuem mais recursos e permitem operações em modo manual, o que dá ao fotógrafo um total controle da fotografia.
Para tirar o maior aproveitamento dos recursos da máquina é aconselhável tirar um curso.